segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Guardando medicamentos em casa: o que se deve fazer?

Todo mundo tem em casa aquela farmacinha. Bom, nunca saberemos quando iremos precisar, não é verdade? Uma torção, uma febre, uma dor de barriga ou até mesmo uma dor de garganta. Bastante comum, não é? Por isso, muitas pessoas (ou quase todas) têm em seus lares medicamentos guardados para ocasiões como estas.

Pois aí é que está o problema. Armazenar medicamentos em casa é algo que fundamentalmente não deveria acontecer. Acha um exagero? Pois é, eu também. Mas tendo em vista que a população não conhece os cuidados básicos que se deve ter ao guardar um medicamento em casa, ou o faz com pouca freqüência, é preferível não tê-los a ter que tomá-los quando estiverem estragados devido à falta de cuidados.



Porém, como muitas vezes é necessário guardar medicamentos em casa, como o caso dos pacientes idosos que na maioria das vezes são “polimedicados” e tomam medicamentos de uso contínuo (por exemplo, anti-hipertensivos, hipocolesterolêmicos – para reduzir o colesterol) se faz necessário conhecer os cuidados básicos na conservação de medicamentos para ter um tratamento seguro.

Confira as dicas abaixo para garantir a integridade dos seus medicamentos:


Mantenha-os longe do alcance das crianças.

Se uma criança tomar um medicamento acidentalmente, ela pode ter complicações orgânicas sérias e chegar a óbito. O metabolismo da criança, ou seja, a forma como funciona o organismo da criança, ainda não está completamente formado. Isto a torna mais susceptível a problemas relacionados com medicamentos. Por isto, devem tomar medicamentos somente sob prescrição médica.


Guarde-os em suas embalagens originais e bem fechadas.

Evite retirá-los da embalagem original, pois os componentes podem sofrer degradação físico-química ou microbiológica, comprometendo assim sua eficácia e segurança.


· Não guarde medicamentos fora do prazo de validade ou que apresentarem alguma alteração na coloração ou aspecto.

Os medicamentos vencidos e/ou que tiveram composição cujo aspecto ou a coloração sofreram alteração, com certeza apresentam alguma degradação em seus componentes químicos e se utilizados, podem apresentar risco à saúde. Devem ser devolvidos à farmácia para que seja feito o descarte técnico. Jogar no lixo pode contaminar o ambiente e promover acidentes em outras pessoas.


Evite guardar medicamentos no banheiro

O banheiro é um dos ambientes mais úmidos da casa e grande parte dos medicamentos possui componentes que sofrem hidrólise, ou seja, se degradam quando permanecem por um tempo em contato com a água. O ideal é manter em um local seco, longe do calor, da luz e da umidade. É preferível guardá-los em caixas com tampa, dentro de armários em salas e quartos.


Não guarde medicamentos junto com venenos ou outras substâncias perigosas.

Armazenar medicamentos junto com venenos ou substâncias tóxicas aumenta o risco de contaminação com tais produtos e dessa forma, o risco de intoxicação. Lugar de medicamento é junto com outros medicamentos apenas. Também não deve estar junto com alimentos.


Mantenha uma lista com os medicamentos que usa e as suas dosagens.

Dessa forma, você saberá o que está tomando, para que está tomando e até quando estará tomando. Isso minimiza riscos de substituir um pelo outro, tornando mais segura a terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário